top of page

É normal sentir mais fome depois de parar de comer carne?

Essa é uma queixa muito comum no consultório.


Nutri, depois que virei vegetariano sinto muita fome, é normal? Primeiro, você sabe o que é densidade energética? Se não, vem que eu te explico...


A densidade energética é a relação entre a quantidade de energia (calorias - kcal) e o peso em gramas da porção. Isso leva em conta o quanto de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras e água tem no alimentos, por exemplo, se um alimento tem mais gordura, ele tem uma densidade energética alta (pela gordura ser mais calórica), se tem mais água, a densidade é baixa.


Veja na imagem abaixo


Podemos perceber que os vegetais ocupam mais espaço no estômago, que de certa forma por conta das fibras dão mais saciedade, mas a grande questão é que os vegetais, frutas, verduras tem um tempo menor de digestão, então são digeridos mais rápido que a carne, então mesmo comendo mais quantidade, a fome vem mais rápido pela digestão ser mais rápida.


Então é importante consumir as leguminosas (proteínas dos vegetarianos - lentilha, feijões, grão de bico, ervilha, soja), gorduras boas (azeite, abacate, castanhas e nozes) para melhorar a saciedade e não sentir fome tão rápido assim.


Então sim, é normal! Não tenha medo de consumir mais quantidade legumes, verduras, frutas, elas têm poucas calorias e te fornecem muitos nutrientes, como vitaminas e minerais.


Então vai lá e prepara um pratão de salada e relaxa.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page