top of page

Benefícios das leguminosas.


As leguminosas são: feijões de todos os tipos (preto, branco, fradinho, carioca, jalo e etc), grão de bico, lentilha, ervilha, soja. O feijão principalmente é parte do prato brasileiro, algo corriqueiro na alimentação diária.


É importante termos em mente que também são a principal fonte de proteína para os vegetarianos, pois contêm maior quantidade de proteínas no reino vegetal.

São riquíssimos em proteína, fibras (o que gera maior saciedade), vitaminas do complexo B, zinco, cálcio, ferro não heme e milhares de outros nutrientes.

Podemos ver o quão necessárias são as leguminosas no nosso dia a dia. Para muitos o preparo destes alimentos é um desafio, mas vou tentar te ajudar nisso.


SEMPRE deixe os grãos de molho por pelo menos 8h, coloque de molho à noite antes de dormir e no outro dia troque a água e cozinhe normalmente. Este remolho vai ajudar a retirar os fatores anti-nutricionais, que são fatores existentes nas leguminosas que acabam dificultando a absorção de nutrientes, e provocando gases, por isso que quando você faz a leguminosa sem realizar o remolho, você se sente estufado e com muitas gases.


É importante ressaltar que os vegetarianos precisam diversificar estas leguminosas, mas não só eles, os onívoros (quem come carne) também, tente comer 2 tipos na semana, como o feijão preto no almoço e a lentilha no jantar, pois assim você consegue obter mais nutrientes e diversificar a sua alimentação.


Não tenha medo de usá-los e brincar na cozinha com eles, você pode fazer uma pastinha de grão de bico (hummus), ou hambúrguer de feijão branco com beterraba, ou uma lentilha cremosa com leite de coco, açafrão e curry, ou até mesmo um brownie de feijão preto (sim, você leu certo, UM BROWNIE DE FEIJÃO PRETO). Existem mil e uma possibilidades de você acrescentar as leguminosas na sua alimentação diária, sem ser apenas com arroz.


EXPLORE OS ALIMENTOS!







0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page