top of page

Como a alimentação pode auxiliar nas doenças cardiovasculares?



As doenças cardiovasculares, são doenças não transmissíveis, que tem como fator de risco a hipertensão arterial, obesidade/sobrepeso, diabetes tipos 2 etc, além de hábitos ruins ligados a alimentação, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo.


Puxando mais para a alimentação, se o consumo de alimentos industrializados, com muita gordura, sódio, açúcar, aditivos, são elevados, isso pode causar o desenvolvimento de hipertensão, diabetes, obesidade, que são os fatores de risco para o AVC, doença cardíaca coronária, então uma coisa leva a outra, e é preciso cuidar dos detalhes, antes que vire algo mais irreversível.


Então quando a alimentação é rica em alimentos como frutas, legumes, verduras, grãos integrais, consumo moderado de gorduras boas (insaturadas, poli-insaturadas), e baixo consumo de gorduras saturadas (carnes, leite e derivados, óleo de coco e etc), pouca quantidade de alimentos industrializados, visando sempre a alimentação rica em antioxidantes e nutrientes, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares é muito mais difícil de ocorrer.


Além de que estes nutrientes, antioxidantes, têm o papel de proteger nossos órgãos, células, tecidos, então a qualidade dos alimentos é o que mais importa, além de ter uma vida equilibrada.


Resumindo, como a alimentação vegetariana estrita, contém baixíssima quantidade de gordura saturada, é rica em nutrientes, fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes, e por conta dessa variedade de nutrientes é uma dieta mais anti-inflamatória, o que auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares e outras.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page