top of page

Como diminuir o colesterol alto com alimentação?

Você pegou seu exame e o LDL está alto, e agora? 😳



Primeiro, que é o LDL? O LDL é um lipoproteína, que faz o transporte de colesterol e outras gorduras pelo corpo, assim como o VLDL e o HDL.


O colesterol não é o vilão da história, ele é super importante para a saúde, pois atua em diversos processos do nosso organismo, como na produção de hormônios sexuais, vitamina D e etc. E a maior parte do colesterol é obtida por processos endógenos, ou seja, pelo nosso próprio organismo. Nosso fígado transforma o excesso de glicose, ácidos graxos e aminoácidos em colesterol.


O colesterol da alimentação não é tão relevante para aumentar ele no sangue, mas sim o excesso de gordura saturada, trans, carboidratos refinados (alimentos industrializados, excesso de consumo de alimentos de origem animal, como as carnes). O excesso disso pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nas artérias) e pode ter como consequência infartos ou derrames.


Como a alimentação pode te ajudar nisso?

🌱 Consumir muitas verduras, frutas, legumes, pois são ricos em fibras e antioxidantes, o que ajudam na regulação do colesterol;

🌱 Diminuir o consumo de alimentos com muita gordura saturada e trans, ou seja, diminuir o consumo de carnes, queijos, alimentos industrializados, tentar ter uma alimentação baseada em alimentos in natura.


🥦É importante o consumo variado de legumes, verduras e frutas, gorduras boas (abacate, azeite de oliva, castanhas, chia, linhaça) além de grãos integrais e leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico e etc), isso vai auxiliar no controle do colesterol e de várias outras condições.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page