Uma dificuldade muito presente na maioria dos pacientes é a famosa preguiça, a gente sabe que ela bate, e quando ela vem, não queremos comer nada de muito saudável ou complicado de fazer, então separei algumas dicas para você nos dias de preguiça, mas ainda sim saudáveis.
1 - Já deixe organizado:
Pegue um dia que você está com a disposição lá em cima e cozinhe, faça algumas comidas que dê para congelar, por exemplo:
Arroz: cozinhe o arroz normalmente e ai separe em potinhos individuais e congele. No dia é só colocar no micro-ondas e está prontíssimo.
Feijão: é legal cozinhar o feijão sem tempero, distribuir em potes individuais e congelar. Quando for consumir é só refogar alho, cebola e os temperos de sua preferência e colocar o feijão congelado OU já descongelado na geladeira e temperar. Ele vai ficar muito mais fresquinho assim.
Falafel: é um bolinho de grão de bico, super proteico, e que pode ser um ótimo complemento para sua refeição, é só preparar os bolinhos, congelar, e ai para o preparo, coloque no forno com azeite até ficar bem douradinho. Fica perfeito e super saboroso, você pode consumir com arroz ou batata cozida, mais uma saladinha crua ou legumes refogados.
Hamburguer de leguminosa: mesma ideia do falafel, super proteico, e prático, só colocar no forno e esperar dourar e adicionar na comida escolhida.
Você também pode já deixar tudo lavadinho, como as saladas cruas, as folhas por exemplo, lavadas e sequinhas, que é só pegar e colocar no prato. As frutas também podem já ficar lavadas, como uvas, morango, e ai na hora de comer é só colocar num potinho e comer.
2- Faça lanchinhos elaborados:
Você pode comer um sanduiche ou wrap no almoço ou jantar, mas é importante caprichar nos ingredientes para ficar bem nutritivo!
EXEMPLOS:
Grãomelete: panqueca feita com farinha de grão de bico, água e temperos, mistura tudo, coloca na frigideira e está pronto uma panqueca. E ai o recheio pode ser o que você quiser, ex: milho, ervilha, tomate, cenoura, homus para ficar molhadinho OU cogumelos refogados, tomatinho cereja, alface, abobrinha refogada.
Aveioca: mesma ideia do grãomelete, mas esse aqui é uma panqueca de aveia, e o recheio vai da sua preferência, mas capricha nos legumes heim.
Sanduiche: você pode ao invés de fazer uma panqueca diferente, usar o pão mesmo, e ai implementar bem esse recheio.
Wrap de couve: você pode fazer um wrap e usar a folha de couve como o "pão", e caprichar no recheio!
DICA DE OURO: coloque o falafel ou hamburguer de leguminosa no sanduiche, wrap, mais fácil que isso, não tem nada.
3- Faça salada e bowls:
É muito mais simples fazer uma salada bem criativa ou um bowl (quase a mesma coisa), é só misturar todos os ingredientes que você gosta, e misturar e pronto.
EXEMPLO:
Salada de macarrão, ervilha, alface, tomate, cenoura, repolho roxo;
Ervilha, milho, rúcula, agrião, falafel, abobrinha refogada;
Batata inglesa assada, hamburguer de leguminosa, cenoura assada, beterraba assada, couve refogada.
Comments