top of page

Como fazer a lista de compras?




Essa dúvida é super frequente no consultório, então decidi dar algumas dicas práticas e fáceis para a lista do mercado ficar mais descomplicada.


Então vamos lá:

  1. Veja o que você já tem em casa, comece pela fruteira, depois armário e depois geladeira;

  2. Você pode deixar um papel na porta da geladeira grudado e a cada vez que algo acabar, você pode anotar já no papel;

  3. Faça uma lista no papel ou no celular, com tudo o que você precisa, pense nas frutas, verduras, legumes, alimentos congelados, cereais (arroz, macarrão, milho, cuscuz), leguminosas (feijões, grão de bico, ervilha, lentilha, soja), castanhas, sementes, leites, doce que gostar (chocolate, tâmaras...)

  4. Não vá ao mercado com fome, pois quando estamos com fome, tudo se torna mais atraente, e acabamos desviando do que realmente precisamos, FOQUE NA LISTA.

Preparei uma lista de supermercado para facilitar a sua vida, neste link, e abaixo te ensino como usa-lá:


Como usar a lista de mercado?


1- Preencha parte por parte, primeiro a coluna das frutas, depois legumes e assim por diante.


2- Veja o que já tem em casa e não precisa ser comprado.


3- Escolha 3-4 frutas que você quer comer durante a semana, para ter uma variedade grande, pode ser fresca ou congelada.


4- Legumes e verduras, escolha pelo menos 2 tipos de folha e 2 tipos de legumes, por exemplo: alface e couve + abobrinha e cenoura (você pode escolher mais tipos, mas pense se realmente vai consumir durante a semana, para não estragar). Você também pode optar por comprar os legumes congelados (brócolis, seleta de legumes) ou comprar fresco e congelar 😉


5- Leguminosas, escolha 2 tipos, pode ser o feijão e lentilha, ou ervilha e soja. Ter 2 tipos em casa, é interessante para não comer a mesma coisa todos os dias, e não enjoar. Geralmente estes alimentos duram mais, então não necessariamente precisa ser comprado toda vez que vai ao mercado!


6- Veja os temperos que tem em casa, precisa comprar mais? Temperos secos (orégano, açafrão…) e frescos (cebola, alho…)


E ai, essas dicas te ajudaram? Me conta



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page