top of page

Virei vegetariano e engordei, o que estou fazendo de errado?


Na transição para o vegetarianismo pode ocorrer alguns errinhos nesse primeiro momento, que pode levar ao aumento do peso.


Excesso de carboidrato: na transição os carboidratos acabam sendo os alimentos mais fáceis e práticos, como macarrão, arroz, batatas, cuscuz, milho, mas o consumo excessivo pode causar o aumento do peso, então é necessário ver a quantidade certa que o seu corpo precisa do carboidrato, para não ocasionar no ganho de peso excessivo.


Excesso de gorduras: pode ser que o consumo de queijos, leite, iogurtes aumente nessa transição, o ideal é consumir de 1-2x porções ao dia no máximo, eles não são a substituição da proteína na alimentação vegetariana, e sim as leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilha). Cuidado também no consumo exagerado de sementes, castanhas, estes alimentos são ótimos para a saúde, mas por serem fontes de gordura, devem ser consumidos com moderação. 1 punhadinho por dia é o suficiente.


Consumo alto de industrializados e fast food veganos: hoje temos muitas opções nas prateleiras dos mercados ou em restaurantes ou fast food para os veganos. Mas geralmente estes alimentos, como hamburguer vegetal, nuggets vegetal, lasanhas e etc, são ricos em gordura, aditivos, açúcar e sódio, não é só porque é vegano que significa que é saudável, estes alimentos devem ser consumidos de vez em quando, como os fast food normais. Sempre com parcimônia e não todos os dias.


Temos que manter na mente, que a dieta vegetariana ou plant based é baseada principalmente em vegetais, frutas, legumes, então deve ser a maior parte da nossa alimentação, os cereais integrais e leguminosas também fazem parte, mas deve ser consumido na quantidade certa para cada individuo, então é super importante o acompanhamento com um nutricionista, para distribuir certinho todos os nutrientes da alimentação, sem trazer o ganho de peso excessivo ou até mesmo falta ou excesso de nutrientes específicos.


Quando você virou vegetariano, seu peso mudou muito?



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page